“12 Trilhos 12 Experiências 2018” – Programa Anual de Trilhos Pedestres – Arcos de Valdevez

O novo ano de 2018 está a chegar e, com ele chega o novo programa “12 Trilhos 12 Experiências” da Ardal-Porta do Mezio.
Caminhar, desfrutar e dar a conhecer inúmeros tesouros das nossas montanhas, aldeias, vales, rios e florestas favorecendo ainda um forte espírito de companheirismo do grupo e convidativo à descoberta é o lema desta iniciativa.
Ainda há muito para descobrir em Arcos de Valdevez e assim, para o ano de 2018, venha explorar com a Ardal-Porta do Mezio doze novos trilhos, que se realizam por norma no 1º domingo de cada mês.
Tal como nos anos anteriores será criado o Passaporte do Pedestrianista, que irá possibilitar aos participantes se habilitarem a um sorteio no final do programa. Este passaporte será carimbado a cada trilho realizado pelo participante e a partir do sexto trilho realizado fica automaticamente habilitado ao sorteio. Os prémios serão um fim-de-semana para dois numa unidade de alojamento local, um Passeio Todo o Terreno para dois, no Parque Nacional Peneda-Gerês e um dia para uma família no Parque Aventura da Porta do Mezio.
A iniciativa “12 Trilhos 12 Experiências” arranca já no dia 14 de Janeiro, com a realização do Trilho do Miradouro de Sistelo.
Será uma empolgante experiência, numa das sete aldeias maravilhas de Portugal.
Apelidada de “o pequeno Tibete português”, a aldeia de Sistelo é famosa pelos seus socalcos que são um verdadeiro postal da Natureza.

Calendarização

14-Janeiro: Trilho do Miradouro de Sistelo
04-Fevereiro: Trilho do Fojo do Lobo
04-Março: Trilho dos Sabores e Saberes
08-Abril: Trilho das Alturas
20-Maio: Trilho nas brumas da Montanha
3-Junho: Trilho da Silha dos Ursos
01-Julho: Trilho dos Passadiços de Sistelo
05-Agosto: Trilho do vale Encantado do Rio Vez
02-Setembro: Trilho dos Romeiros
07-Outubro: Trilho das Brandas e dos Socalcos
04-Novembro: Trilho das cores do Outono
02-Dezembro: Trilho das Aldeias

“Venha descobrir o património, a paisagem, as artes e os ofícios tradicionais de um espaço natural único e deslumbrante.”