A Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL), a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais vão organizar, de 4 a 6 de Maio, o Acontece in Loco – Montanha do Alto Minho.
Há passos novos a percorrer os velhos caminhos das aldeias, na montanha do Alto Minho, e os participantes no Acontece in Loco terão experiências diretas com os seus protagonistas, acompanhando o pastor e o seu rebanho em caminhada e saboreando, com lentidão, um piquenique na serra e outras tertúlias gastronómicas, e descobrindo o património da belíssima aldeia de Sistelo (Arcos de Valdevez). Aprendizagens, reflexão e debate serão proporcionados em leituras-tertúlia, animadas por atores locais e por especialistas convidados, com intervenções centradas nos processos de inovação e dinamização rural que já estão a transformar a aldeia, mas cujo futuro encerra ainda muitas incertezas.
O convite dirige-se aos investigadores, docentes e estudantes do ensino superior, ligados à área dos estudos rurais em sentido lato, a técnicos de desenvolvimento rural, a empreendedores em meio rural, a operadores turísticos e a outros participantes, cuja motivação principal seja aprender sobre os territórios rurais e sobre as formas de contribuir para o seu desenvolvimento.
Haverá tempo e espaço para a observação e reflexão, partilhada e in loco, sobre as problemáticas que se colocam atualmente a Sistelo e às aldeias de montanha do Alto Minho.
Esta iniciativa inspira-se na tradição dos dias de campo da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, que agora se pretende retomar e conta com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, da Junta de Freguesia de Sistelo, da Associação Sócio-Cultural e Recreativa de Sistelo e da Associação Territórios com Vida (Rio Frio).
Os interessados deverão inscrever-se e adquirir informação adicional sobre o programa e condições de participação disponíveis on-line: