A ARDAL concluiu a 31 de dezembro de 2021 a candidatura Estábulo do Garrano – Oficina Lúdico-Pedagógica, cofinanciada pela UE, no âmbito do POSEUR-Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Esta candidatura teve como objetivo criar um programa de sensibilização sobre os valores naturais e culturais associados ao cavalo Garrano no PNPG, cujo valor elegível foi de cerca de 122 mil euros.
No decorrer da sua implementação criaram-se diversos materiais de divulgação e sensibilização, destes destacamos uma exposição permanente, cujo tema é o cavalo Garrano, assim como várias atividades pedagógicas, com recurso ao Garrano. Estas atividades foram aplicadas aos alunos do concelho de Arcos de Valdevez, desde o 1.º Ciclo ao ensino secundário e profissional.
Tratou-se de um projeto inovador cuja implementação apenas se tornou possível pela parceria estabelecida entre a ARDAL e as Escolas do Concelho de Arcos de Valdevez, o que permitiu que todas as atividades decorressem de acordo com os objetivos do projeto.