ARDAL/Porta do Mezio aprova candidatura Estábulo do Garrano – Oficina Lúdico-Pedagógica

O projeto Estábulo do Garrano – Oficina Lúdico-Pedagógica baseia-se na aplicação de uma estratégia inovadora de sensibilização, direcionada aos jovens do concelho de Arcos de Valdevez dos 6 aos 18 anos. Um programa de sensibilização, experiência direta e promoção de conhecimento sobre o Garrano, raça autóctone do território do Parque Nacional Peneda-Gerês. Para tal iremos desenvolver atividades com os alunos do concelho, promovendo um contacto direto e prático com o Garrano.
Pretende-se implementar uma série de eventos mensais e campos de férias dedicados ao Garrano; criar conteúdos que abordem a sua conservação, criar uma Oficina Lúdico Pedagógica que irá estar patente no espaço da Porta do Mezio, para ser visitada quer pelos estudantes quer pelos visitantes do espaço.
Com um valor elegível de cerca de 122 mil euros, cofinanciado pela EU, no âmbito do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – POSEUR, pretende-se que este projeto venha, também, reforçar a atratividade da Porta do Mezio, enquanto estrutura de promoção, receção, animação e interpretação do território do Parque Nacional da Peneda Gerês, assim como promover a mudança de atitude da população local e criar um estado de valorização e preservação deste território protegido e sua biodiversidade.