ARDAL/Porta do Mezio aprova candidatura Implementação e Execução da Fase II do Plano Operacional de Gestão da Área de Intervenção Especifica da Porta do Mezio

O projeto Implementação e Execução da Fase II do Plano Operacional de Gestão da Área de Intervenção Especifica da Porta do Mezio, tem por objetivo a conclusão da 2.ª Fase de Implementação da Área de Intervenção Especifica da Porta do Mezio, através da conclusão do Parque Biológico, articulando com o projeto aprovado pelo Norte 2020, de modo que os dois perfaçam a totalidade do plano Operacional de gestão da Porta do Mezio.
Pretende-se instalar a 2.ª Fase do Parque da Biodiversidade, produzir conteúdos técnico-científicos sobre as espécies e habitats presentes na área de intervenção; Criar uma exposição interpretativa dos valores naturais do PNPG: criar um sistema imersivo de realidade virtual, sobre os valores naturais do PNPG; criar um sistema informativo de realidade aumentada para a fauna e flora do Parque Biológico; criar um sistema de sinalização e interpretação dos valores naturais e valorização dos espaços temáticos do Parque Biológico; contratação de um técnico especializado em Biologia ou Zootécnica e implementar a divulgação e comunicação do Projeto.
Com um valor elegível de cerca de 798 mil euros, cofinanciado pela EU, no âmbito do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – POSEUR, pretende-se que este projeto venha também, reforçar a atratividade da Porta do Mezio, enquanto estrutura de promoção, receção, animação e interpretação do território, assim como contribuir para a implementação do Programa de Execução do Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês.