Aumento do fluxo de visitantes à Porta do Mezio

Disparou 15% o fluxo de visitantes à Porta do Mezio que vai entregar a privados o Centro de Produtos Locais

O número de visitantes à Porta do Mezio registou, este ano, de janeiro a finais de agosto, em relação ao período homólogo de 2015, um aumento de 4799 pessoas, significando um impulso de 15 por cento. O Centro de Promoção e Valorização de Produtos Locais está executado e é visto como uma atração suplementar. A ARDAL, em parceria com o Município, encontra-se a desenvolver um caderno de encargos para a abertura do procedimento visando a concessão do referido equipamento a um promotor privado.

O Centro de Promoção resulta da recuperação e ampliação da antiga Casa dos Serviços Florestais, tendo implicado um investimento de 285 mil euros. Nele, está reservado um espaço para exposição das artes e ofícios tradicionais. Como o nome indica, é um espaço de mostra e comercialização dos produtos autóctones com o objetivo de fortalecer a identidade rural.

Este equipamento, pela sua capacidade e complementaridade com outras valências, permitirá “prender” os visitantes, constituindo-se como uma fonte de negócio para artesãos e produtores sediados no território.

No sentido de aumentar a visitação e o tempo de permanência nos respetivos territórios, os municípios (Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Melgaço, Montalegre e Terras de Bouro) que cobrem o único Parque Nacional têm vindo a intensificar o trabalho com vista à elaboração de um programa abrangente.

Números da visitação

. 2015: 39 415 visitantes

. 2015 (até agosto): 31 488 visitantes

. 2016 (até agosto): 36 287 visitantes

Clique aqui para ler na íntegra a notícia e entrevista dada por Pedro Teixeira, coordenador da ARDAL