Local Dark Sky no território do Parque Nacional da Peneda- Gerês

A ARDAL, com o apoio do Município de Arcos de Valdevez, está a desenvolver um projeto para a criação de uma Dark Sky Reserve (DSR) na Porta do Mezio, entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, que deverá ser implementado até ao final deste ano. Esta iniciativa encontra-se incluída no programa “Norte 2020 Património Natural” e surge na sequência da aprovação da candidatura “Local Dark Sky no território do Parque Nacional da Peneda- Gerês”. A criação desta DSR visa promover o ecoturismo e a proteção de habitats noturnos, ideais para a astronomia profissional e/ou amadora, bem como alertar para a preservação e reconhecimento dos céus escuros como um recurso valioso.
As Dark Sky Reserve (DSR) são territórios de tamanho considerável, que possuem uma qualidade excepcional de noites estreladas e um ambiente noturno que é protegido pelo seu interesse científico, natural, educacional e/ou cultural. Neste momento, encontram-se concluídas as fases de estudo global de requisitos da certificação, levantamento do nível de cumprimento de requisitos LDS no território do PNPG, seleção de locais de elevado potencial e auditoria técnica dos mesmos.
Atualmente, as populações citadinas raramente têm a oportunidade de observar a galáxia devido ao aumento da poluição luminosa. Graças a este projeto, passará a existir um espaço privilegiado para a observação de astros e estrelas em pleno coração do Minho, presenteando os visitantes com uma oportunidade única e inigualável de desfrutar de todas as maravilhas que orbitam nos céus da nossa galáxia.
No portfólio da Porta do Mezio já existem eventos de trekking noturno com orientação pelas estrelas, outros dedicados à observação de corpos celestes através de telescópios e ainda atividades de fotografia noturna e astrofotografia. Com este projeto será possível aumentar e diversificar a oferta e proporcionar experiências disruptivas a todos os que participem nestas iniciativas, permitindo um contacto mais próximo com o universo e a exploração do território de uma forma inovadora e aliciante”. Além disso, a implementação de uma DSR irá contribuir para a captação de novos segmentos do mercado de turismo na natureza e a promoção da região a nível nacional e internacional.