Porta do Mezio comemora o Dia Internacional das Montanhas

A 11 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Montanhas, instituído pelas Nações Unidas. Segundo estas trata-se de uma oportunidade para aumentar a consciencialização do público acerca da importância das montanhas para a Vida, chamar a atenção para as oportunidades e constrangimentos existentes ao seu desenvolvimento e fomentar a criação de parcerias para que permitam o desenvolvimento sustentável das montanhas e terras altas.
Para assinalar esta data a Porta do Mezio, em parceria com o Município de Arcos de Valdevez, preparou um conjunto de iniciativas, que visam responder ao atrás referido.
Assim, no sábado, dia 10 de Dezembro, pelas 14 horas, decorrerá um workshop de cogumelos silvestres, com o objetivo de sensibilizar os participantes para a biodiversidade, importância ecológica e preservação dos cogumelos silvestres, bem como, transmitir aos participantes as regras para a colheita de cogumelos de modo sustentável e dotar aos mesmos noções sobre a sua identificação de forma segura.
No domingo, dia 11 de Dezembro, pelas 11 horas, será realizado o Trilho Interpretativo da Floresta, com o objetivo de enaltecer o concelho de Arcos de Valdevez enquanto território de excelência para a prática de caminhadas, realçando-se toda uma rede de trilhos existente neste destino turístico. Pretende, ainda, promover estilos de vida mais saudáveis em conjugação com um imenso património natural e cultural existente no Parque Nacional Peneda/Gerês. No mesmo dia, pelas 15 horas, será apresentado um documentário sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês, e às 15h30m será realizada uma visita guiada à Porta do Mezio.
A organização destas iniciativas insere-se na estratégia definida pelo Município de potenciar os recursos naturais do concelho, respondendo aos interesses e necessidades dos amantes da natureza, captando novos públicos, ao mesmo tempo que se formam e sensibilizam consciências para a necessidade de defender e preservar as áreas de montanha.