Porta do Mezio recebe World Disco Soup Day

Anualmente são enviados para o lixo 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos para o lixo, cerca de um terço dos alimentos destinados ao consumo humano. Segundo a FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, o desperdício alimentar é o terceiro responsável pelas emissões de CO2, maiores que as de qualquer país do mundo, com exceção dos EUA e China.
Para combater este paradoxo a Slow Food Youth Network criou o World Disco Soup Day, um evento inovador organizado à escala mundial, cujo objetivo é alertar para este problema e incentivar o consumo responsável e o uso sustentável dos recursos.
Em 2018, Portugal junta-se pela primeira vez a esta iniciativa, com a vila de Arcos de Valdevez a servir de cenário deste evento mundial por terras lusas.
Muita música e dança darão muito movimento a esta iniciativa, que desafia os participantes, supermercados, produtores e todos que se queiram associar, a recolher e cozinhar alimentos em fim de prazo, “feios”, ou que não estão conformes com os padrões de calibre, estéticos ou comerciais para depois serem partilhados com os restantes convivas.
“Existindo no Município de Arcos de Valdevez quatro produtos que integram a “Ark of Taste” da Slow Food Foundation for Biodiversity, este é o momento para apelar também à produção e consumo sustentáveis, à conservação da agrobiodiversidade e à alimentação saudável”, lê- se no site da iniciativa.
Em simultâneo com o World Disco Soup Day vai decorrer o mercado da terra no complexo etnográfico da Porta do Mezio, já no próximo dia 28 de Abril de 2018.
Esta iniciativa é apoiada pela Candidatura, apresentada pela ARDAL, ao programa INTERREG VA – Dinamização Conjunta da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Geres- Xurês.
Inscrições: https://goo.gl/jJAAiF