O projeto “Estábulo do Garrano – Oficina Lúdico-Pedagógica”, cofinanciado pela UE, no âmbito do POSEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, permitiu à ARDAL diversificar a oferta ao nível das atividades de educação ambiental, através da criação de um programa de sensibilização e dinamização original, customizado ao nosso contexto e ao Garrano, como espécie omnipresente no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Este processo iniciou-se com a criação e design da sua identidade visual, usada em todos os elementos e ações do projeto, onde foram criados e impressos, vários elementos de divulgação e promoção, nomeadamente, um póster, um vídeo, um roll-up e um livro lúdico-pedagógico.
Foi, também, criada uma exposição permanente num dos edifícios da Porta do Mezio, denominada “Oficina Lúdico-Pedagógica do Estábulo do Garrano”, criando um espaço de interpretação e implementação de atividades lúdico-pedagógicas em torno da temática do Garrano.
O programa criado contempla um plano lúdico-pedagógico vocacionado para o 1º ciclo, com atividades divertidas e práticas que permitem despertar o interesse nos alunos e criar empatia com o Garrano, e um outro plano lúdico-pedagógico a partir do 2º ciclo, com foco na observação, experimentação e passagem de conhecimento sobre o Garrano, bem como temáticas transversais como a conservação da natureza e biodiversidade, habitats do PNPG ou aspetos culturais.
Neste projeto foi implementado o referido programa junto da comunidade escolar de Arcos de Valdevez, desde o 1º ciclo até ao 12º ano, nomeadamente com a Escola Básica da Eira do Penedo – Soajo, Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão – Sabadim, Escola Básica Padre Himalaya – Távora, Escola Básica Prof. António de Melo Machado – Arcos de Valdevez, Escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez e com a Escola Profissional do Alto Lima de Arcos de Valdevez. Foram, por isso, realizadas 138 atividades na Porta do Mezio, com a presença de 2323 alunos.
Neste projeto foram também dinamizados 30 eventos pedagógicos direcionados para jovens e instituições juvenis, em contexto extra-escolar, que permitiram aos jovens e seus familiares terem um contacto mais direto com esta raça autóctone que é o Garrano. Foram realizados ainda, 20 campos de férias, com atividades pedagógicas, durante as férias escolares, tendo por base o Garrano.
Este projeto teve um investimento global de 119.654,05 euros, com um financiamento do POSEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, através do eixo prioritário 3 – Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, no valor de 110.464,32 euros, correspondente a 92,3% do investimento.