A Ardal-Porta do Mezio vai proporcionar-lhe uma oportunidade única, de frequentar um Workshop de Fotografia de Natureza, no próximo dia 19 de Novembro.
Fotografar a Natureza e vida selvagem, é a forma encontrada de comunhão com o mundo natural. A fotografia que realiza é o reflexo daquilo que vê, uma mistura de estilos, um equilíbrio entre si e as suas influências, uma aprendizagem constante.
O workshop irá ser realizado pelas 14h30 na Porta do Mezio e é dirigida para o público em geral.
Formador: Miguel Dantas da Gama
Dirigente (e um dos fundadores) do FAPAS, Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens. Fundou e dirigiu a revista “Tribuna da Natureza – a vida selvagem nas quatro estações.”
Co-fundador da associação ambientalista Quercus e recentemente é o representante nacional das ONGA`s (Organizações não governamentais de ambiente) no Conselho Estratégico do Parque Nacional da Peneda-Gerês e no Conselho Consultivo da Cooperação da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurês.
Desde o início do seu envolvimento no movimento ecologista (1985), tem-se concentrado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), o espaço natural que o apaixona. Dedica-se ao estudo, à defesa e à divulgação da sua vida selvagem, suportando-se numa experiência de campo que foi acumulando ao acompanhar de perto a evolução desta área protegida.
Em centenas de intervenções públicas nos diferentes meios de comunicação social e nos vários livros publicados, tem alertado, com regularidade, para os problemas que condicionam a preservação do património natural do Parque Nacional, nomeadamente os que afetam as suas águias-reias, denunciando causas e efeitos, mas também apontando medidas e soluções inseridas numa estratégia de conservação da natureza com uma visão de longo prazo.
Autor das seguintes publicações:
– A cabra-montês do Gerês: da extinção à reintrodução
– O gato-montês: regresso ao Gerês
– O pinheiro-silvestre primitivo da Serra do Gerês
– A cabra-montês do Gerês, da extinção à reintrodução, um novo desafio
– Conservação do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o passado e o presente, que futuro?
– Notas de campo sobre a população de falcão-peregrino do Parque Nacional da Peneda-Gerês
– Árvores do Parque Nacional da Peneda-Gerês
– Uma longa caminhada com as águias-Reais da Peneda-Gerês
Detalhes do workshop:
Apresentação centrada na experiencia fotográfica de Miguel Dantas da Gama enquanto suporte de projetos que vem desenvolvendo no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Abordagens, ferramentas utilizadas, métodos praticados, motivações,…
Será uma palestra que irá incidir sobre o território do Parque Nacional da Peneda-Gerês mais pessoal mas também mais original.
Local: Porta do Mezio
Horário: 14h30 às 16h30
Inscrições obrigatórias: 258510100/portadomezio@ardal.pt